Blog

Caves Raposeira

Visitas guiadas de Terça-feira a Sábado:

 (+351) 254 655 003 (Chamada para a rede fixa nacional)
 visitas@caves-raposeira.com

09.30 h
10.30 h
11.30 h
14.30 h
15.30 h
16.30 h

Loja – Aberta de Terça-feira a Sábado das 09.00 às 13.00 e das 14.00 às 18.00. Fechado aos domingos e feriados.

Texto e imagem © Caves Raposeira

O prestígio dos vinhos da região de Lamego remonta ao século XVI e foi definitivamente consagrado com a produção dos espumantes Raposeira, empresa fundada há mais de 120 anos.

Caves Raposeira

Os espumantes Raposeira guardam o carácter intenso da região Beira-Douro, sublimam o sabor inconfundível dos seus néctares e são o fruto da persistência da sua gente.

Ao longo dos tempos, a Raposeira conquistou uma posição sólida nos mercados graças à elevada qualidade dos espumantes produzidos.

Caves Raposeira

O prestígio dos vinhos da região de Lamego remonta ao século XVI e foi definitivamente consagrado com a produção dos espumantes Raposeira, empresa fundada há 120 anos.

Estudos então realizados pelos seus proprietários na famosa região de Champagne, em França, e uma série de experiências levadas a cabo em terras lamecenses pelos mesmos permitiram criar a personalidade de alguns dos mais consagrados espumantes portugueses.

Lamego, terra de grandes pergaminhos e com lugar cativo na história de Portugal, foi, assim, terra-mãe deste néctar que foi buscar às castas originais de champagne a sua matéria prima mas que se afirmou como um produto de carácter bem nacional.

Ao longo dos tempos, a Raposeira conquistou uma posição sólida nos mercados graças à elevada qualidade dos espumantes produzidos. Essa qualidade valeu-lhe a liderança quase permanente do sector a nível nacional.

É com extremo cuidado, alto profissionalismo e um rigoroso controlo de qualidade que a Raposeira selecciona, transporta e vinifica as uvas.

Cada etapa de produção é acompanhada de perto pelos enólogos, cujo saber científico consolida um século de experiência acumulada.

A segunda fermentação efectua-se em garrafa segundo o método tradicional champanhês, ou método clássico. Assim, o vinho e os fermentos naturais desenvolvem um cuidadoso processo de evolução em que as condições de humidade, luz e temperatura são fundamentais.

As operações de “remuage”, “degorgement” e licorização, sempre pelas mãos de quem sabe, completam o processo de criação destes espumantes e dão-lhe o toque final de distinção.

Os espumantes Raposeira guardam o carácter intenso da região Beira-Douro, sublimam o sabor inconfundível dos seus néctares e são o fruto da persistência da sua gente.

Caves Raposeira

Caves Murganheira

Visite as Caves Murganheira

Email: visitasmurganheira@gmail.com
Tel: 254 670 185/6
(Chamada para a rede fixa nacional)

Texto e imagens © Caves Murganheira

Sabores e aromas inimitáveis que a natureza ofereceu e que os homens souberam apurar ao longo dos tempos. Ideais para marcar uma comemoração especial. Excelentes para acompanhar qualquer refeição. Perfeitos para completar um momento inesquecível.

As terras férteis do vale do Varosa são o berço dos vinhos e espumantes Murganheira, desde sempre associados aos mais altos padrões de qualidade.

Aqui, onde o Douro e a Beira se tocam, reúnem-se excelentes condições climatéricas e geológicas, propícias à génese dos mais intensos sabores e aromas.

O resultado são vinhos de qualidade superior, base dos melhores espumantes portugueses.

Caves Murganheira

A Murganheira, fundada há mais de 60 anos, aliou as virtudes da mãe natureza a uma sabedoria secular e afirmou-se no mercado com vinhos e espumantes de qualidade comprovada nacional e internacionalmente.

São cerca de 30 hectares de vinha própria e um controlo e acompanhamento de mais de 1000 hectares de vinha de fornecedores de uva associados. Equipamentos e tecnologias, em que a modernidade é a palavra de ordem, completam a estrutura.

Para produzir os seus vinhos, a Murganheira selecciona as mais nobres castas e leva a cabo rigorosos processos de vinificação, de acordo com técnicas ancestrais permanentemente aperfeiçoadas.

Caves Murganheira

Aqui, tudo está nas mãos de profissionais experientes que cruzam a tecnologia de vanguarda com um conhecimento no tratamento da vinha cuja origem estará, provavelmente, na sabedoria medieval dos Monges de Cister.

É nas singulares caves de granito azul, um verdadeiro ex-libris, que estagiam os vinhos e espumantes Murganheira. Um ambiente naturalmente perfeito para a evolução, que garante toda a genuinidade a que a marca habituou os apreciadores.

O Dégorgement à la Volée, processo manual de expulsão dos fermentos único no país, é o culminar de todo o processo.

Caves Murganheira

Aromáticos e cheios de carácter, os espumantes Murganheira são produzidos a partir das castas Malvasia Fina, Gouveio Real, Cerceal, Chardonnay, Touriga Nacional, Touriga Franca,  Tinta Roriz e Pinot Noir.

Da alma tradicional dos Reserva, Super Reserva, Velha Reserva ou Grande Reserva, à elegância dos Gastronómicos, passando pelo carácter singular dos Especiais, um leque de sensações que desafia os paladares mais exigentes.

Os vinhos, leves mas intensos, nascem a partir das uvas Malvasia Fina, Cerceal, Gouveio Real, Tinta Roriz, Touriga Nacional e Touriga Franca.

Caves Murganheira

Mosteiro São João de Tarouca

Real Mosteiro de São João de Tarouca, ou Mosteiro e Igreja de São João de Tarouca, localiza-se na encosta da serra de Leomil, sobranceiro ao vale do rio Varosa, na freguesia de São João de Taroucamunicípio de Tarouca, no distrito de Viseu, em Portugal.[1]

A Igreja foi classificada como Monumento Nacional, em 1956, tal como o que subsiste do Mosteiro, em 1978.[2]

Continue reading “Mosteiro São João de Tarouca”